domingo, 23 de outubro de 2016

Islamismo



Centro de Ensino Urbano Rocha
Professora: Mary Alvarenga    
Tema: Islamismo

Atividade de História

  Pesquise e responda.

1.       O que significa islamismo, o que prega essa religião e qual seu principio fundamental?

           O islamismo deriva do islã,  que quer dizer submissão a Deus. O islamismo prega a ideia de que Deus é um só e que sua natureza é divina. O principio fundamental dessa religião é a crença em Alá, o único Deus, e em seu profeta Maomé.

2.      De onde vem o termo Islã?

           Em árabe, Islã significa "rendição" ou "submissão" e se refere à obrigação do muçulmano de seguir a vontade de Deus.

3.      Quais as razões da expansão islâmica?

           A crença de que todo aquele que morresse em luta contra os infiéis ganharia como recompensa o Paraiso,  a necessidade de conquistar terras férteis,  o interesse dos grandes comerciantes árabes em controlar os pontos-chaves do comércio internacional.

4.      Cite as principais obrigações de um muçulmano que constituem os 5 pilares da religião  islâmica

1. Dar esmola aos pobres
2. Jejuar durante o ramadã
3. Afirmar que existe apenas um Deus e apenas um profeta, Maomé.
4. Rezar cinco vezes ao longo do dia voltado para Meca.
5. Ir pelo menos uma vez na vida a Meca

5.      Defina os termos “árabe e  muçulmanos”.

  Árabe  - povo originário da península Arábica, que se espalhou pelo Oriente Médio e Norte da África (regiões cuja maioria da população hoje é de origem árabe).

  Muçulmano - seguidor da religião islâmica (fundada pelos árabes e difundida pelo mundo).

6.      Cite algumas contribuições culturais islâmicas na Península Ibérica.

           Destaca-se a introdução de novas técnicas e novas culturas, como sistemas de irrigação (azenhas e noras), introdução de plantas (limoeiro, laranjeira, alfarrobeira, amendoeira e provavelmente o arroz). No domínio da ciência são valiosos os conhecimentos transmitidos: matemática, astronomia e náutica, para além do enriquecimento que os conquistadores proporcionaram à língua peninsular, com vários novos vocábulos. 

7.      Qual é a importância da ciência islâmica para o desenvolvimento da chamada ciência universal?

           Foi com os islâmicos que, pela primeira vez, a ciência ganhou características  universalistas, validas para todos os povos e indivíduos. 

8.      Explique a Jihad.

         Jihad é um termo árabe que significa “luta”, “esforço” ou empenho.  É utilizado para descrever o dever dos muçulmanos de disseminar a fé muçulmana. É também utilizado para indicar a luta pelo desenvolvimento espiritual. É muitas vezes considerado um dos pilares da fé islâmica, que são deveres religiosos destinados a desenvolver o espírito da submissão a Deus.

9.      O que são os Hadith? E a Suna?

         Hadith -  São uma série de ensinamentos, dizeres e ações do Profeta Muhammad (saws), transcritas e coletadas  por seus devotos e companheiros. Explicam e interpretam os versículos corânicos. Com base nos Hadith, estudiosos muçulmanos estabeleceram a Suna, um conjunto de normas tradicionais de conduta. 

         Suna -  Palavra árabe que significa ‘caminho trilhado’, e logo, suna do profeta significa os caminhos trilhados pelo profeta, ou aquilo que é normalmente conhecido como Tradições do Profeta. Terminologicamente, a palavra “Suna” significa também os feitos, dizeres e aprovações do Profeta Muhammad durante os seus 23 anos de profeta, e isto significa que tudo o que ele disse, fez ou aprovou durante o seu tempo como profeta e mensageiro de Deus é considerado uma suna, e os muçulmanos tendem a seguir e praticar as suas tradições, deste modo, é a segunda fonte da lei islâmica após o Alcorão.

10.  Explique o que foi a Hégira.

         Hégira,  vem da palavra árabe  hijra, que significa "exílio" e marca para os seguidores de Maomé o início do calendário muçulmano.
          Muitos habitantes de Meca rejeitaram  mensagem de Maomé  e começaram a persegui-lo, bem como aos seus seguidores. Em 622 Maomé foi obrigado a abandonar Meca, numa migração conhecida como a Hégira (Hijra), tendo se mudado para Yathrib (atual Medina). Nesta cidade, Maomé tornou-se o chefe da primeira comunidade muçulmana. Seguiram-se uns anos de batalhas entre os habitantes de Meca e Medina, que se saldaram em geral na vitória de Maomé e dos seguidores.

11.  Historicamente,  qual o motivo que dividiu os muçulmanos entre Sunitas e xiitas?
           Tudo  iniciou no ano de 632, quando a morte do profeta Muhammad abriu espaço para uma disputa sobre quem poderia ocupar a posição de principal líder político de toda a comunidade islâmica existente.
         Ali, genro de Muhammad, reivindicava a sucessão por ser ele casado com Fátima, a única filha viva do profeta na época, e ter dois netos como descendentes diretos do profeta. Contudo, a maioria dos muçulmanos não concordava com essa ideia ao perceber que Ali era muito jovem e inexperiente para ocupar tamanha posição. Foi então que Abu Bakr, amigo do profeta, acabou sendo escolhido como sucessor pela maioria dos muçulmanos.
         O grupo menor formava o Shiat Ali, ou “partido de Ali”. Seus seguidores ficaram conhecidos como xiitas. A facção majoritária foi chamada de sunita (do termo Ahl al Sunna, “o povo da tradição”). Em meio à emergência de escolher um novo líder, o círculo íntimo dos seguidores do Profeta elegeu Abu Bakr, velho companheiro de Maomé. Abu Bakr usou o título de califa (khalifa khalifa), uma palavra árabe que combina as ideias de sucessor e representante. Os sunitas aplaudiram a escolha, mas o xiitas protestaram,  eles insistiam que Ali era o candidato legítimo.
12.  Diferencie Sunitas e Xiiitas.  

       O Islamismo foi dividido entre xiitas e sunitas após a morte do líder religioso, quando foi iniciada uma disputa sobre quem ocuparia a posição de principal liderança da comunidade islâmica mundial.
       

Ambos acreditam em Alá como único Deus, assim como Maomé como o último profeta.


XIITAS


SUNITAS

-        Mais radicais - acreditavam que o sucessor deveria ser descendente  de Maomé. (Ali, primo e genro de Maomé).

-        A seita Xiita, composta por seguidores de Ali (primo e genro de Maomé)

-        São maioria no Irã.

-        Autoridade passada a Ali. Fies  são independentes

-        Representam 15% da liderança da população muçulmana.


-        Mais moderados – aceitavam a liderança de Abu Barkr,   acreditam que Maomé não tinha herdeiro legítimo, e que o sucessor deveria ser eleito com uma votação entre as pessoas da comunidade islâmica.

-        Seguem os Califas, (líderes)  sendo dependentes deles para suas decisões.

-        Representa 85% da população muçulmana.

-        Fies a tradição



  
13.  Explique o processo de sucessão na liderança do povo árabe após a morte de Maomé.

          A seguir à morte do Profeta, uma assembleia de muçulmanos escolheu Abu Bacre para liderar a comunidade, foi então o primeiro califa. O califado de Abu Bacre (632 – 634) durou apenas dois anos. Abu Bacre apontou como seu sucessor Omar. A sucessão de Omar foi decidida por uma conselho de seis homens apontados por ele próprio. Este conselho nomeou como seu sucessor Uthman, membro do clã dos Omíadas. O seu califado (644 – 656) durou doze anos,   mas tornou-se francamente impopular nos últimos anos, o que conduziu ao seu assassinato. Em 656 Ali foi nomeado califa. No entanto, Muavia e o clã dos Omíadas rebelaram-se e causaram a morte de Ali em 661 abrindo assim caminho para o califado de Muavia e posterior domínio dos Omíadas no mundo islâmico.

 
14.  Explique cada um dos cinco preceitos  do islã.

  O Islã é fundamentado em Cinco Pilares e que estão em sequência basicamente devido à ordem em que foram colocados em prática durante a revelação da religião de Alá em seu formato final, o Islã. Os pilares são:

1)      Shahada - É a porta de entrada do indivíduo no Islã e nenhuma pessoa é considerada muçulmana sem que tenha feito a mesma. Ela é naturalmente feita pelos muçulmanos todos os dias, durante as orações e súplicas. Ela consiste em dizer  “Não há divindade além de Alá e Muhammad é mensageiro de Alá”.

2)      Salat ou Oração - É a oração obrigatória dos muçulmanos, que deve ser praticada 5 vezes ao dia em horários específicos, de acordo com a posição do sol. Durante o salat o muçulmano recita o Alcorão e faz súplicas prescritas pelo Profeta Muhammad, de acordo com o que foi revelado por Deus a ele.

3)      Zakat  -  É a contribuição anual feitas pelos fies em dinheiro ou bens. Essa contribuição é utilizada principalmente para ajudar as pessoas pobres da comunidade e para construir escolas, hospitais, fonte de água etc. Por meio dessas práticas  de caridade, além de fortalecer os vínculos com a comunidade os muçulmanos buscam purificar os bens que ele possui.

4)       Sawm  (Jejum)  - Deve ser praticado no mês do Ramadã, em que se celebra a “revelação” de Alá ao profeta Maomé. Durante esse mês, todos os muçulmanos adultos e saudáveis devem se abster  de comer, beber e manter relações sexuais durante o dia. A noite, come-se uma refeição em família, durante a qual se celebram os laços de solidariedade e os pensamentos virtuoso.

5)      Hajj  -  É a  peregrinação à Meca  que todo muçulmano, com condições físicas e financeiras, deve realizar pelo menos um vez na vida. A peregrinação deve ser feita no último mês do calendário muçulmano

15.  Quem  foi Maomé?

   Foi o profeta e a figura mais importante do Islamismo. Nascido em Meca no ano 570 como Mohammad, passou a maior parte da vida como mercador analfabeto, mas, aos 40 anos, teria recebido suas primeiras revelações do arcanjo Gabriel.

Maomé (o fundador do Islamismo) ouviu a voz do Anjo Gabriel enquanto meditava por volta de 610 d.C. Segundo o Anjo Gabriel, Maomé seria o Último Profeta de Deus.
  
16.  Pesquise o significados das palavras  abaixo:

Dinastia  - É uma sequência de governantes considerados como membros da mesma família.

Califa - Sucessor do profeta Maomé, na qualidade de guia ou líder temporal e espiritual da comunidade islâmica.

Xiitas - É uma seita do Islamismo, que significa partidários de Ali.

Sunitas - tem origem na palavra sunna, que significa "trajetória", "caminho percorrido"  são os povos seguidores do Islamismo.

Suna - Palavra árabe que significa caminho trilhado.





Caaba – É a Casa sagrada de Deus situada no meio da mesquita sagrada na cidade de Meca, na Arábia Saudita.

Islã - Significa paz, pureza, submissão, obediência, etc.

Beduínos - É o termo usado para designar os árabes que vivem de forma nômade no deserto.

Expansão - Do latim expansĭo, é a ação e o efeito de se estender ou dilatar (espalhar, distender, desenvolver, alargar, dar maior amplitude ou fazer com que algo ocupe mais espaço).

Doutrina -  Doutrina, um termo que deriva do latim doctrīna, é o conjunto de ensinamentos que se baseia num sistema de crenças. São os princípios que existem acerca de uma determinada questão, geralmente com o intuito de universalizá-la.


Islamismo - É uma religião monoteísta, ou seja, acredita na existência de um único Deus; é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed.

Monoteísta - É a crença na existência de apenas um só Deus

Politeísta -  Crença em vários deuses
Declínio - Estado do que chega ao final de sua evolução
 

17.  Produza um texto sobre o inicio do Islamismo, que aborde:  a revelação recebida pelo profeta Maomé, a sua pregação, a conquista de Meca, e as dúvidas quanto ao sucessor do profeta, depois de sua morte.


            A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.